High volume image guided injections in shoulder impingement syndrome


Aproximadamente 50% da população mundial refere pelo menos um episódio de dor no ombro todos os anos. A Shoulder Impingement Syndrome é um termo abrangente, que engloba inúmeras condições, podendo envolver patologia em diferentes estruturas anatómicas (tendinopatia da coifa dos rotadores, tendinopatia calcificante, bursite subacromiodeltóidea, entre outras).


A Shoulder Impingement Syndrome é uma condição que afeta a qualidade de vida das pessoas, resultando em dor e alterações no desempenho nas atividades do dia-a-dia. O tratamento conservador, recomendado como primeira linha de ação, inclui anti-inflamatórios não esteroides, fisioterapia, terapia por ondas de choque ou injeções de corticosteroides na bursa subacromial.


Segundo a literatura recente, as injeções de corticosteroides ecoguiadas, demonstram ser uma alternativa eficiente, comparativamente às “Blind Injections”, isto é, sem qualquer apoio ecográfico.


O High Volume Injection consiste na injeção de uma elevada quantidade de soro fisiológico numa localização estratégica, de modo a romper a neovascularização e o suprimento nervoso que lhe está associado, como é o caso em algumas das tendinopatias. Este procedimento resulta na rutura ou alongamento dos vasos sanguíneos, ao mesmo tempo em que existe uma mobilização de aderências existentes. Assim, o objetivo de Morton e seus colaboradores foi, com auxílio de um ecógrafo, investigar se injeções de High Volume Injection seguidas de um programa de fisioterapia obtinham efeitos benéficos na dor e funcionalidade em pessoas com Shoulder Impingement Syndrome, após uma reabilitação inicial sem sucesso.


Os resultados deste estudo demonstram que houve melhorias significativas na SPADI score e na Escala de Dor na população analisada com Shoulder Impingement Syndrome. A curto prazo, o High Volume Injection combinado com o programa de fisioterapia demonstra ser mais benéfico que um programa de fisioterapia isolado ou a utilização isolada de anti-inflamatórios não esteroides.


Concluindo, o High Volume Injection ecoguiado, seguido de um programa de fisioterapia, exibe melhorias na dor e funcionalidade a curto prazo, em pessoas com síndrome de impacto no ombro.


Fonte: Morton, S., Chan, O., Ghozlan, A., Price, J., Perry, J., & Morrissey, D. (2015). High volume image guided injections and structured rehabilitation in shoulder impingement syndrome: a retrospective study. Muscles, ligaments and tendons journal, 5(3), 195.