Os pés são a nossa base de sustentação, fornecendo estabilidade e equilíbrio, permitem a nossa posição estática e locomoção, tal como, a grande maioria dos nossos movimentos. Um incorreto alinhamento dos nossos pés, pode ser de origem congênita, traumática (entorses, sapatos inadequados), ou mesmo resultar de má oclusão dentária e/ou distúrbios visuais. Estas alterações podem aumentar a predisposição de desenvolver lesões ortopédicas, bem como, o aparecimento de dores articulares, musculares e tendinosas.
O uso de palmilhas é indicado em situações como a dismetria dos membros inferiores (perna mais curta), pé plano, pé cavo, pé pronado, pé supinado, fascite plantar, esporão do calcâneo, hálux valgo (joanete), neuromas, metatarsalgias, tendinopatias (aquiles, tibial posterior, rotuliana, etc), fraturas por stress, síndrome patelo-femorais, pubalgias, artroses, dores musculares, disfunções da ATM, entre outras. Pela correção da base de sustentação e consequente melhoria postural, podemos diminuir a probabilidade de desenvolver determinadas lesões ortopédicas, bem como, melhorar a performance sendo, por estas razões, muito utilizadas em contexto desportivo.
As palmilhas de podoposturologia são individualizadas e personalizadas, resultando de uma avaliação pormenorizada o que as diferencia das palmilhas ortopédicas e das pré-fabricadas (exemplo: silicone). Na avaliação de podoposturologia, para além de considerarmos o apoio dos pés no solo, é analisada a influência que uma inadequada base de sustentação provoca na postura corporal. Através de uma profunda análise são feitas adaptações que possibilitam modificações posturais contribuindo para uma maior eficiência postural e do movimento.
Os elementos colocados nas palmilhas vão alterar distribuições de pressão, fornecer o suporte mecânico necessário e estimular os recetores sensoriais plantares que influenciarão no desenvolvimento de adaptações musculares necessárias para a aquisição do novo alinhamento. A confeção das palmilhas é totalmente individualizada, sendo posicionados elementos na palmilha de acordo com a avaliação previamente realizada. Na sua confeção são utilizados diferentes materiais (EVA, neopreno, poliuretano, etc), de acordo com o objetivo pretendido (estabilização, propulsão, absorção de impactos, conforto). Para além das palmilhas propriocetivas e posturais, podem ser desenvolvidas palmilhas especializadas para desportos específicos.