PRP na dor e funcionalidade no tratamento da osteoartrose
A osteoartrose do joelho, que envolve fenómenos de degeneração na cartilagem, pode envolver a presença de dor intensa e uma significativa incapacidade. Alguns dos tratamentos não cirúrgicos mais utilizados incluem fisioterapia, medicação analgésica, anti-inflamatórios não esteroides e injeções intra-articulares como o ácido hialurónico, ozono ou PRP, com o objetivo de reduzir os sintomas e melhorar a função do joelho.
O ozono pode ser utilizado como abordagem terapêutica para o tratamento de disfunções musculares, tendinosas e articulares, podendo ser injetado por meio peri-articular, intra-articular, para-vertebral, peritendinoso entre outros. É considerado um tratamento satisfatório, com baixo risco de complicações e alta taxa de sucesso devido ao seu efeito anti-inflamatório e analgésico. Por outro lado, a viscossuplementação é uma injeção segura de ácido hialurónico que permite modificar as propriedades do líquido sinovial, possibilitando um aumento da mobilidade e uma diminuição da dor. Por fim, o PRP é um método que se baseia na extração de fatores de crescimento plaquetários, através de um protocolo rigoroso, que são posteriormente injetados no local da lesão, com o objetivo de acelerar o processo de regeneração dos tecidos.
A literatura demonstra que as injeções intra-articulares de plasma rico em plaquetas reduzem significativamente a dor do joelho, aumentam a função física e a WOMAC scores. Estes benefícios foram observados aos 3, 6 e 12 meses após o tratamento. Além disso, o plasma rico em plaquetas demonstrou ser superior na diminuição da dor e no aumento da função do joelho que outras injeções intra-articulares, como o ácido hialurónico ou o ozono, aos 3 e 12 meses após a injeção.
O efeito a curto prazo da injeção de plasma rico em plaquetas indica que este método influência temporariamente o líquido articular na articulação, sem afetar a estrutura articular ou a progressão da osteoartrose.
Desta forma, a revisão sistemática e meta-análise de Shen e seus colaboradores demonstrou que as injeções de plasma rico em plaquetas intra-articulares são um método mais eficaz no tratamento da patologia articular do joelho em termos de alívio da dor e melhoria da função do joelho aos 3, 6 e 12 meses de follow-up comparativamente a outras injeções, nomeadamente injeções placebo, ácido hialurónico, ozono ou corticosteroides.