A neoneurovascularização e a hipóxia como possíveis mecanismos de dor e de inibição do processo de resolução das tendinopatias

Nas tendinopatias degenerativas, para além da degradação de colagénio, degeneração mixóide, défice de mobilidade fluídica da matriz extracelular (MEC), e da morte celular, devemos considerar a importância de outra característica patogénica. Existe, de forma significativa, uma hipóxia (baixo teor de oxigénio), no tendão que provoca uma resposta inflamatória persistente.

O fator de transcrição induzido por hipóxia (HIF – 1), é o elemento central na resposta dos tenócitos ao baixo teor de oxigénio no tendão. Em condições normais este fator é muito instável, sendo degradado pelas protéases, no entanto, na ausência de oxigénio este fator fica mais estável e vai regular a expressão de inúmeros genes implicados em funções como angiogénese, a inflamação e o metabolismo energético. Por consequência, na presença de uma diminuição do teor de oxigénio, o tendão irá responder com um aumento da produção e secreção de citocinas, cuja função principal seria estimular a vascularização local. Em resultado disto, acontece uma resposta inflamatória persistente no tecido degenerado, encontrado habitualmente nas tendinopatias. Esta resposta inflamatória persistente associada a hipóxia é estimulada pela expressão de citocinas pró-inflamatórias como a IL – 1B e a TNF – Alfa. Por outro lado, o aumento da IL – 6, parece não ser influenciado pela HIF – 1, podendo ser relacionado com o fator nuclear KappaB (NF – kb), outro fator de transcrição sensível à hipóxia, sendo responsável pelo início de respostas imunológicas relacionadas com o stress mecânico por uma sobrecarga mecânica do tendão.

A Electrólise Percutânea Intratecidular ou EPI® (técnica criada pelo Dr. José Manuel Sánchez), é uma intervenção bioreguladora que permite uma redução significativa da inflamação e da hipóxia nos tenócitos, mas também nos macrófagos, permitindo uma correta diferenciação do fenótipo M1 ao fenótipo M2 que é pró-regenerativo. Desta forma, nas tendinopatias estamos a enfrentar um problema pato-imuno-biológico, onde os macrófagos agravam a tendinopatia. Em primeiro lugar, com a presença de hipóxia existe um aumento da produção de MCP – 1 e MIF – 1 (evitam que os macrófagos abandonem os tecidos), contribuindo para o recrutamento e consequente estado de inflamação persistente e, em segundo lugar, esta resposta inflamatória persistente associada a uma sobre-exposição de MIF – 1 não irá permitir a possibilidade de diferenciação de M1 a M2 ou, caso exista, esta tenderá a ser mínima.

Fica a conhecer mais sobre a nossa formação de Electrólise Percutânea Intratecidular - EPI®

Fisioterapeuta Óscar Caridade
Ordem dos Fisioterapeutas 805

INTRAFISIO - Centro clínico de referência no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.

INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687

Autor: Dr. José Manuel Sánchez - EPI Advanced Medicine, CEREDE - Barcelona
Intrafisio - Formação
Exercício adaptado, acompanhado por fisioterapeuta, para estimular corpo e memória
Por Intrafisio Lda 27 de agosto de 2025
O exercício físico pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo. Saiba como o movimento protege a memória e promove autonomia depois dos 60.
Pessoa com mais de 60 anos a realizar exercício clínico adaptado para reduzir dores articulares
Por Intrafisio Lda 25 de agosto de 2025
Dores e rigidez não são inevitáveis após os 60. Descubra como o exercício adaptado ajuda em artroses e dor crónica, devolvendo autonomia e qualidade de vida.
Pessoa com mais de 60 anos a caminhar acompanhada por fisioterapeuta, em treino adaptado para melhor
Por Intrafisio Lda 22 de agosto de 2025
Cansaço ao caminhar não é inevitável após os 60. Saiba como o exercício clínico pode melhorar resistência, energia e autonomia com segurança.
Pessoa com mais de 60 anos a realizar exercício de força adaptado com fisioterapeuta, para recuperar
Por Intrafisio Lda 21 de agosto de 2025
A perda de força e massa muscular após os 60 anos, conhecida como sarcopenia, não é inevitável. Descubra como o exercício clínico pode ajudar
Quedas nos Idosos: Descubra como reduzir o risco de quedas na idade sénio
Por Intrafisio Lda 19 de agosto de 2025
Quedas em idosos não são inevitáveis. Descubra as principais causas, consequências e como a fisioterapia pode reduzir o risco e devolver confiança
Idoso a realizar exercício acompanhado por fisioterapeuta em ambiente clínico, com foco em segurança
Por Intrafisio Lda 19 de agosto de 2025
Descubra como o exercício depois dos 60 pode ser seguro e benéfico, mesmo com doenças crónicas e medicação, quando acompanhado por fisioterapeutas.
Lombalgia: A minha coluna estará
Por Intrafisio Lda 15 de setembro de 2022
Lombalgia: A minha coluna estará "fora do sítio"?
Tendinopatia Patelar: O que é? Sintomas? Causas? Tratamento?
Por Intrafisio Lda 8 de setembro de 2022
Tendinopatia Patelar: O que é? Sintomas? Causas? Tratamento?
Lombalgia ou Dor Lombar - Devo manter-me ativo?
Por Intrafisio Lda 5 de setembro de 2022
Lombalgia ou Dor Lombar - Devo manter-me ativo?
Dor Lombar - Ter dor matinal significa algum problema grave?
Por Intrafisio Lda 28 de agosto de 2022
Facto ou Mito? A dor lombar matinal é sintoma de um problema grave?
Show More