O QUE É?
Os isquiotibiais são um complexo muscular constituído por vários músculos (semimembranoso, semitendinoso e bicípite femoral porção longa e curta), que se localizam na parte posterior da coxa e que têm como principal função a flexão do joelho e a extensão da anca. A rutura muscular dos isquiotibiais é uma lesão muito comum nos desportistas, principalmente, em desportos que envolvam sprint, mudanças de direção e saltos (muito frequente, por exemplo, no futebol). São lesões com uma elevada taxa de recidivas (entre os 18 e os 48%), e que apresentam um tempo médio de paragem de cerca de 24 dias. Segundo a British Athletic Muscle Injury Classification, dependendo do tipo de lesão, as lesões dos isquiotibiais podem ser classificadas em vários graus (0 a 4), em diferentes localizações (miofascial, união miotendinosa e tendinosa), pelo mecanismo de lesão e, tendo em conta se é uma situação primária ou recidivante. Esta classificação é importante para oferecer uma informação sobre o tempo estimado de regresso aos treinos/competição.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
A principal causa de rutura dos isquiotibiais ocorre devido a mecanismos indiretos, ocorrendo maioritariamente devido a uma contração violenta do músculo, principalmente na fase excêntrica (fase de maior estiramento muscular), como num remate no futebol. Existem vários fatores que podem influenciar um maior risco de rutura dos isquiotibiais, nomeadamente, a idade (atletas mais novos com menor risco), pico de torque dos quadríceps elevado, falta de flexibilidade, falta de aquecimento e fadiga muscular. Para além dos citados, os indivíduos que têm um historial clínico de uma lesão muscular anterior a nível dos isquiotibiais apresentam também maior suscetibilidade a uma recidiva.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os sintomas relacionados com esta patologia dependem da severidade da lesão, no entanto, eles caracterizam-se pela presença de dor à palpação (muitas vezes também na posição de sentado), presença de hematoma (depende da extensão da lesão), fraqueza muscular e sensação de instabilidade podendo ocorrer, em casos mais crónicos, a presença de ciatalgia.
EXISTE TRATAMENTO?
Muitas pessoas questionam-se qual o tratamento mais indicado para a rutura muscular dos isquiotibiais. As lesões musculares são complexas e devem ser bem avaliadas porque todo o processo de tratamento estará dependente de vários aspetos como o tipo, o tamanho e a localização exata da lesão. Na Intrafisio, em Coimbra, dispomos de profissionais habilitados e especializados para a avaliação e tratamento das ruturas dos isquiotibiais. Temos um protocolo de recuperação deste tipo de lesões que oferece os melhores resultados, possibilitando uma recuperação rápida e garantindo a correta cicatrização do tecido. Utilizamos uma das melhores técnicas a nível mundial para o tratamento de lesões musculares, a Electrólise Percutânea Intratecidular, que combinada com o exercício terapêutico potenciam o processo de reparação do músculo e permitem alcançar a recuperação de uma forma rápida e segura.
Para mais informações entre em contacto conosco:
Fisioterapeuta Óscar Caridade
Ordem dos Fisioterapeutas 805
INTRAFISIO - Centro clínico de referência no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.
INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687
INTRAFISIO,LDA - NIPC 513 036 385